Olá, sou Rayane, editora do Nome Perfeito. Este projeto ainda está em desenvolvimento. Encontrou algum erro ou tem uma dúvida, envie no nosso instagram.

Jacó

Compartilhe:

Tudo o que você precisa saber sobre o Significado do nome Jacó!

Significado do nome Jacó

Jacó é um nome de origem hebraica que significa “agarrador de calcanhar ou aquele que vem do calcanhar”.

Nome bíblico muito conhecido, Jacó deu origem a outros nomes como Tiago, Hiago e Jaqueline.

 

Qual a origem do nome Jacó?

O nome Jacó provém do hebraico Ya’akov (עקב ) que significa “calcanhar” com o sentido de “aquele que vem do calcanhar” ou “agarrador de calcanhar”.

Significado do nome Jacó na Bíblia: Uma pergunta recorrente é se o nome Jacó aparece na Bíblia e qual simbologia bíblica do nome Jacó. A resposta é que Jacó é um nome bíblico e que aparece primeiramente em Gênesis. Jacó era filho de Isaque e Rebeca e gêmeo de Esaú.

Como já explicado em outros artigos, os nomes hebraicos geralmente eram escolhidos por algum motivo relacionado as condições do nascimento, características físicas ou por expectativas geradas para aquela criança. Não se escolhia o nome simplesmente pela beleza ou sonoridade, o significado era muito importante.

Esse é o caso do nome Jacó, a forma como ele nasceu determinou a escolha de seu nome.

O texto bíblico explica a sua origem: “E depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso se chamou o seu nome Jacó.” (Gênesis 25:26).

Ou seja, Jacó significa “agarrador de calcanhar ou aquele que vem do calcanhar”, isso porque ele nasceu segurando o calcanhar do seu irmão gêmeo Esaú.

Todavia, no hebraico as palavras “enganar” (עקב) e “calcanhar” (עקב) possuem a mesma escrita. Dessa forma, o nome Ya’akov (עקב) pode ser traduzido como “enganador”.

Só para ficar mais claro, é como a palavra “manga”, que pode se referir a fruta e a parte de uma roupa. A escrita é a mesma, mas o significado é completamente diferente.

Quando seus pais escolheram seu nome, eles não queriam que Jacó se chamasse assim porque seria enganador, mas sim em razão da forma como ele nascera, agarrando o calcanhar do seu irmão.

Entretanto, por coincidência ou plano de Deus, Jacó agiu de forma desonesta em várias ocasiões, a mais conhecida, é quando fingiu ser seu irmão para conseguir a benção da primogenitura (Esaú foi o gêmeo que nasceu primeiro) de seu pai. Essa é uma história muito conhecida, que pode ser lida com detalhes em Gênesis 27.

Assim, é fazendo esse trocadilho de sentido que o seu irmão Esaú se referiu a Jacó: “Então disse ele: Não é o seu nome justamente Jacó, tanto que já duas vezes me enganou” (Gênesis 27:36).

Alguns sites afirmam que o significado do nome é apenas “enganador”, mas não teria sentido os pais, ainda mais naquela cultura em que o significado do nome era muito importante, escolherem um nome com tal conotação.

Posteriormente, em Gênesis 35, após Jacó lutar com Deus, Deus muda o seu nome para Israel. É Jacó, ou melhor Israel, pai dos doze que vieram a ser chamados as tribos de Israel: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Isaacar, Zebulom, Naftali, Dã, Aser, Gade, José e Benjamin. Depois José se dividiu nas tribos Efraim e Manassés. Jacó também teve uma filha de nome Diná.

 

História do nome Jacó

Segundo o Censo Demográfico 2010 realizado pelo IBGE, há 8.735 pessoas chamadas Jacó, sendo esse o 826º nome mais popular para menino. Contudo, cumpre ressaltar, que essa pesquisa fora feita há mais de 10 anos, logo, certamente, o número de pessoas com esse nome atualmente é bem superior.

Jacó é um nome muito conhecido, principalmente em razão da história bíblia descrita acima, e que dá origem a vários nomes como James, Jacob, Tiago, Jim, Jimmy, Iago, Yago e Jaqueline.

No Brasil não há muitos famosos com o nome Jacó, todavia, na versão inglesa, Jacob, há algumas personalidades com o nome.

Jacob Black – personagem de “A Saga Crepúsculo”

Jacob Tremblay – ator canadense

Jacob Elordi – ator australiano

Jacob Abian – lutador filipino de MMA

Jacob Arminius – teólogo holandês do século XVII

Jacob Minter – jogador de beisebol americano

Outro portador famoso foi Jacob Grimm (1785-1863), o linguista e escritor alemão que foi, com seu irmão Wilhelm, o autor dos Contos de Fadas de Grimm.

Apelidos para Jacó são: Jay, Jah e Jacozinho.

Personalidade de Jacó é de uma pessoa forte e decidida, que quando deseja alguma coisa batalha e luta para a conquistar. Jacó tem dificuldade para reconhecer que está errado e por vezes na ânsia de conseguir o que deseja, machuca as pessoas que ama.

Uma versão feminina do nome Jacó é Jaqueline.

 

Variações do nome Jacó

Nomes compostos com Jacó

Jacó Abner
Jacó André
Jacó Anthony
Jacó Antônio
Jacó Arthur
Jacó Augusto
Jacó Bento
Jacó Benício
Jacó Bernardo
Jacó Bruno
Jacó César
Jacó Davi
Jacó Eduardo
Jacó Emanuel
Jacó Felipe
Jacó Fernando
Jacó Gabriel
Jacó Gael
Jacó Guilherme
Jacó Heitor
Jacó Henrique
Jacó Isaac
Jacó Jader
Jacó José
Jacó Levy
Jacó Lucas
Jacó Lucca
Jacó Luís
Jacó Manoel
Jacó Marcos
Jacó Matheus
Jacó Miguel Jacó Nicolas
Jacó Noah
Jacó Paulo
Jacó Pedro
Jacó Rafael
Jacó Ravi
Jacó Samuel
Jacó Saulo
Jacó Théo
Jacó Tiago
Jacó Tito
Jacó Valente
Jacó Valentim
Jacó Vinícius
Jacó Vitor

Compartilhe essa página:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Nomes femininos
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Nomes masculinos
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Nosso blog:

Sugira um novo nome